Rio Manzanares - Madri
O rio Manzanares corre pela região central da Espanha e tem extensão aproximada de 92 km. Ele corta a metrópole de Madri (quase 42 km) e despeja suas águas no rio Tejo, um dos principais da Europa.
Ao longo de Madri o rio cruza pontes monumentais e históricas: retrato de sua grande importância histórica e fruto de sua relação estreita com a cidade.
Como consequência do processo de ocupação, o rio sofreu degradação e teve seu espaco "desrespeitado", muitas vezes com autopistas construídas em suas margens.
Em meados da década de 1990, o desejo de revitalizar a região cortada pelo rio ganhou força pela condição econômica favorável vivida pela Espanha. O exemplo dado pela "rival" Barcelona nas Olimpíadas de 1992 ressaltou essa vontade. Durante os primeiros anos deste século vários projetos foram imaginados.
As obras começaram em 2004. O projeto "vencedor" pretende valorizar as margens do rio, através de parques, jardins e espaços de convivência e lazer.
Há até espaço para uma praia!
Há também uma preocupação em integrar as populações das duas margens. Nesse contexto, uma ponte que era uma alça viária se tranforma em passarela arborizada:
E o que fizeram com os carros nas pistas e avenidas que margeavam o rio? Eles agora passam por um túnel, abaixo das árvores, parques e pessoas que seguem ao lado do Manzanares!
Fontes:
http://www.munimadrid.es
http://www.vitruvius.com.br/minhacidade
http://es.wikipedia.org/wiki/Río_Manzanares
http://tofromlandscape.blogspot.com
http://www.espormadrid.es
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário